Olá! Tudo bem?

Você estudou por longos anos e chegou a hora de você fazer uma entrevista de emprego.

Você já sentiu algum desses sintomas?

Um frio na barriga e o coração bater disparado, quando ouve seu nome ser chamado para entrar na sala de um entrevistador para ser entrevistado? Aí você se dirige para a sala e no caminho vai pensando: Quem será que irá lhe entrevistar? Será um homem ou será uma mulher? Qual será a formação dessa pessoa? Quanto tempo de empresa ela tem? Será que ela ou ele é brava ou boazinha?

Você se dirige a sala da pessoa e o percurso parece ser longo demais.

Você pensa em uma série de coisas e tenta em poucos instantes se preparar rapidamente para a entrevista.

Mas você está com medo.

Você tem medo de falar alguma coisa errada e decepcionar o entrevistador.

Você tem medo de não ser a pessoa escolhida e se decepcionar.

Você tem medo tem medo decepcionar os seus pais se não for aprovado na entrevista.

E mais do que isso!

Você tem medo de se sentir um fracassado.

Talvez essas sensações sejam somente ilusões da sua cabeça. Talvez os seus medos sejam exageros da sua cabeça. Talvez você esteja se colocando uma pressão desnecessária sobre você mesmo.

Ir para a primeira ou para uma entrevista e não ser escolhido é um processo natural e certamente você não será o único que isso poderá acontecer.

talvez

 

Clique no botão abaixo para fazer o download GRATUITAMENTE desse artigo e receber as atualizações do blog!

[sf_button colour=”accent” type=”standard” size=”standard” link=”http://treinamentos.luchezzi.com/dicas-para-fazer-entrevista” target=”_blank” icon=”sf-icon-download” dropshadow=”no” rounded=”no” extraclass=””]Quero receber![/sf_button]

Então, você entra na sala…

Você nas primeiras palavras começa a falar e acaba gaguejando. Você aos poucos vai se soltando e sua voz vai começando a ficar normal. Nesse momento sem perceber você começa se sentir mais seguro e aos poucos interage com o entrevistador.

E uma voz dentro de você fala de forma inconsciente que está indo bem, continue…

Mas um cuidado! O excesso de confiança, pois isso poderá te atrapalhar.

atencao-5

 

Como ir Bem na entrevista de emprego: Sendo Você mesmo

Então essa é uma grande, se não a melhor dica. Ser você mesmo sem fazer tipo e usar a sinceridade é uma grande estratégia. No momento da entrevista nunca se deve burlar, falar coisas que você não faz, muito menos mentir, pois os entrevistadores são pessoas bem preparadas e eles conseguem perceber isso.

O objetivo em uma entrevista para conseguir o primeiro emprego pode ser resumido em 3 etapas:

  1. Demonstre interesse em estar ali para a entrevista, e que você sabe que a empresa existe para produzir um bem ou serviço, que ela tem necessidade de atender seus clientes e que a maioria das empresas existem para gerar lucro, e você estará lá para trabalhar, você está preparado para essa vaga e que você é uma pessoa que sabe trabalhar dentro das normas e regras exigidas.
  2. Envolva-se com interesse nas perguntas que serão feitas pelo entrevistador, mostre que está lá para agregar e ser mais uma pessoa da equipe.
  3. Tenha autoconfiança, e que você é uma pessoa que está disposta a resolver as situações do dia-a-dia ao invés de gerar conflitos. Apesar de estar com medo fale com clareza, educação e firmeza.
  4. Mostre que você tem opinião formada apesar de jovem, não se deixe ser influenciado por algum assunto que o desmotive, mas pelo contrário agregue informações de valores e elimine a negatividade da conversa. Cuidado! Essa pode ser uma pegadinha que pode ser feita pelo entrevistador.
  5. Fale que você vem planejando sua carreira busca informações, suas aptidões e que vem descobrindo o seu potencial apesar de não ter experiência e conhecimento de um profissional.
  6. Tenha atitude, pois algumas empresas vêm valorizado os jovens que mesmo não tendo experiência, sabem receber e valorizar treinamentos que as empresas oferecem como forma de incentivo a esses colaboradores para se moldem de acordo com as suas necessidades.
  7. Mostre que você não é acomodado e que vem se preparando com cursos de qualificação profissional como Excel (básico, intermediário e avançado), Power Point e Ms Project por exemplo, entre outros que estão relacionados à sua formação, que está disposto a fazer um teste se for preciso, que busca ter novos conhecimento e qualificações.
  8. Mostre que você sabe tomar decisões sobre o caminho que escolheu.
  9. As empresas valorizam o lado humano do candidato.
  10. Durante a entrevista demonstre sua vontade de aprender, garra e automotivação.
  11. As empresas gostam de pessoas que tem princípios, valores e caráter, isso conta muito, pois ou você tem ou não tem e por isso algumas empresas fazem entrevistas voltadas para o lado pessoal.

 

entrevista

Em geral como falei no início em uma entrevista o importante é ser o mais natural possível, ou melhor, seja você mesmo, não vista mascaras não faça mentiras, não aja de forma diferente da sua personalidade.

 

Lembrem-se:

Você não consegue fingir ser uma pessoa que não é por muito tempo.

Você é a mesma no trabalho, na faculdade e em casa.

Você alcançará GRANDES conquistas sendo o mais honesto possível.

atencao-13

Acredite!

Vale a pena pagar o preço.

Um forte abraço e muito sucesso!

Clique no botão abaixo para fazer o download GRATUITAMENTE desse artigo e receber as atualizações do blog!

[sf_button colour=”accent” type=”standard” size=”standard” link=”http://treinamentos.luchezzi.com/dicas-para-fazer-entrevista” target=”_blank” icon=”sf-icon-download” dropshadow=”no” rounded=”no” extraclass=””]Quero receber![/sf_button]

 

Para Ficar por Dentro das Novidades!

Clique Aqui e se inscreva no meu canal no YouTube

Curta minha Fan Page no Facebook 

Se inscreva no Grupo: Gestão de Estoques, PCP, Logística e SCM no Facebook

 

Celso Luchezzi