Olá!

Tudo bem?

Nesse artigo vou te falar 3 Estratégias para Controlar Melhor Estoques.

 

Vou começar falando de Estratégia.

De acordo com o site: https://www.significados.com.br/estrategia/

Estratégia é uma palavra com origem no termo grego strategia, que significa plano, método, manobras ou estratagemas usados para alcançar um objetivo ou resultado específico. O pensamento estratégico é essencial para o ser humano, e pode ser aplicado em várias situações, tanto no âmbito laboral, como no contexto pessoal”.

 

Quando falo de estratégia na gestão de estoques, estou falando para o Gestor de Estoques ser estrategista com todos os elos que ele está envolvido, pois ele depende de informações de todos os setores

 

A Primeira Estratégia para você Controlar Estoques é:

Conheça todos os processos que os Estoques está envolvido

Cada processo tem sua particularidade.

A importância do Gestor de Estoques conhecer os processos é para entender todo o funcionamento da empresa, ou seja, começo, meio e fim.

Por exemplo:

Quando um produto chega o Gestor de Estoques precisa saber que nesse caso o material, basicamente precisa ser descarregado, conferido para ver se a quantidade e preço estão de acordo com o pedido que está no sistema e também se está de acordo com a nota fiscal e se não tem nenhum tipo de avaria.

Para que um dia quando for necessário fazer uma alteração em algum processo, ele saiba antecipadamente onde poderá vir a ser o gargalo.

A proposta é que ele conheça todos os impactos que possam vir a causar quando ocorrer uma mudança e poder avaliar se aquela mudança vale a pena ou não ser feita.

Propor uma mudança é relativamente simples, mas também é importante avaliar os impactos que essa mudança possa vir a trazer para a empresa.

É preciso avaliar o todo e não uma parte apenas.

 

A Segunda Estratégia para você Controlar Estoques é:

Entender as necessidades de cada elo

Assim como os processos, cada elo da cadeia de abastecimento tem uma necessidade diferente.

Entender a necessidade dos outros elos é entender a necessidade do cliente e na minha opinião aqui a grande chave é procurar ouvir os clientes sem pré-julgamentos.

Ouvir o cliente sem colocar alguma objeção é uma arte que são para poucos que conseguem isso, pois muitas vezes não ouvimos os clientes porque partimos de conceitos pré-concebidos e em outras vezes não ouvimos por medo de sermos criticados.

Saber ouvir é uma arte.

 

Veja, se o cliente reclamou e avalie se você fez um bom trabalho ou não. Você não tem o que temer se fez um bom trabalho e se não fez está aí uma boa oportunidade para mudar.

Mas isso é um treino que precisa ser exercitado a todo instante.

Haverá momentos que você pode vir a perder a calma, mas o que não  pode é você deixar isso acontecer várias vezes, ou sempre.

Se isso acontecer de você perder a paciência muitas vezes, reveja seus padrões e procure mudar, antes que mudem você.

O cliente nem sempre reclama.

Muitas vezes ele te traz feedback interessantes que vão lhe ajudar a melhorar o seu produto ou o seu atendimento junto a ele.

 

A Terceira Estratégias para você Controlar Estoques é:

Ser um bom negociador

A negociação faz parte da vida diária do Gestor de Estoques, ou de quem controla Estoques, pois para você que é um Gestor de Estoques ou se você é quem controla Estoque e tem dificuldade de negociar na empresa, possivelmente você também tem dificuldade de negociar com seus familiares, está aí um bom motivo para você olhar para essa falha e atuar nela.

Falha não. 

Uma oportunidade de melhor.

Aprenda a negociar em casa e leve isso para o trabalho.

Costumo dizer que somos a mesma pessoa dentro e fora do trabalho.

Se você tem dificuldade em negociar, e quer melhorar, comece fazendo pequenas negociações em sua casa. Comece com seus filhos e depois negocie ir ao cinema, teatro ou um jantar em algum lugar que você queira com sua esposa.

Você verá que tudo isso é um treino e irá melhorando com o passar do tempo.

Isso vai te ajudar a melhorar seus relacionamentos e sua forma de negociar dentro da empresa.

 

Conte comigo

PS.: Se você tem alguma pergunta escreva para luchezzi@luchezzi.com

 

Leia também:

Por que as Empresas Devem Controlar Estoques

O Que Fazer Quando Sua Empresa Não Tem Um Sistema Para Controlar Estoque

15 Dicas Práticas Para Controlar Estoque

Um Grande Abraço

Força, fé, coragem, perseverança, amor, disciplina, atitude e otimismo!

Celso Luchezzi