Olá!

Tudo bem?

Me responda 4 perguntas:

  • Você quer crescer na empresa que está trabalhando?
  • Você quer crescer na sua área aí dentro da sua empresa?
  • Você quer ser bem visto pelo seu chefe?
  • Você quer ter as respostas na ponta da língua quando seu chefe te perguntar alguma coisa sobre o que está acontecendo com os custos da sua área e ser bem visto por ele porque você realmente tem o domínio disso, por exemplo?

Se você respondeu:

“SIM” para pelo menos uma dessas perguntas, leia esse artigo até o fim.

 

As duas primeiras perguntas parecem óbvias, mas na verdade não são, pois muita gente quer crescer, mas não sabem o que precisam fazer para crescer na empresa e ficam se perguntado:

– Por que fulano recebeu a promoção e eu não?

 

Ficar se perguntando não resolve o problema.

A dica é: Vá à luta!

Veja o que o seu amigo tem e você que não tem.

Aí você saberá o que será necessário você estudar para alcançar as próximas promoções.

 

Muitas vezes é um conhecimento simples, fácil de aprender e que você não tem, mas ele tem, e por isso foi promovido, como, por exemplo, ele domina muito bem Excel e você não.

 

Em algumas mentorias que faço com profissionais de vários níveis, as pessoas me fazem essa mesma pergunta e ao analisarmos (eu e o mentorando) o seu CV, vemos que faltam coisas simples como uma capacitação profissional em Excel por exemplo.

Esse tipo de problema é o mais fácil de resolver, do que muita gente imagina. Porque é um problema técnico, e para resolver isso basta fazer um treinamento e continuar estudando.

Em várias situações fui procurado por profissionais, com elevados cargos, para ajudá-los a fazer suas planilhas de Excel.

Em outras situações alguns profissionais, me confidenciaram que perderam uma vaga de emprego, por não dominarem o Excel.

Veja em uma conversa um profissional me confidenciou o seguinte:

“Luchezzi, estava tudo certo, mas na hora que o entrevistador me perguntou se eu sabia trabalhar com Excel e respondi: Não sei. Senti naquele momento que tinha perdido a vaga”.

Infelizmente tenho visto vários casos como esse, de pessoas que nem sequer são chamadas para uma entrevista por não dominarem Excel.

 

Veja duas situações:

  • O mercado está exigindo cada vez mais para que os profissionais tenham capacitação no pacote office por exemplo e o Excel está dentro dele.
  • Tem empresas que não estão mais contratando pessoas que não saibam trabalhar com Excel.
  • Para algumas Excel é pré-requisito.

 

Em minha opinião, como disse isso é muito simples de resolver: “É só estudar Excel e investir um tempo e aprender o que está faltando em seu CV”.

 

Se você quer crescer veja os 7 motivos para você aprender Excel:

1)  Excel é uma Ferramenta Utilizada no Mundo Todo

O Excel é como você falar em inglês, em qualquer lugar do mundo que você viajar é possível se comunicar com essa ferramenta. Ao desenvolver uma planilha, por mais simples que seja você vai poder se comunicar com qualquer pessoa através dos números que estão dentro da sua planilha em qualquer lugar do mundo.

É uma linguagem universal.

 

2)  Você vai Apresentar Resultados:

Com Excel você pode desenvolver tanto uma simples planilha quanto uma planilha com muitos dados e dessa forma você vai conseguir apresentar resultados da forma que precisar.

 

3) É uma Ferramenta que vai te Ajudar a Reduzir Tempo

Por exemplo, com o uso de uma macro em um relatório, é possível você fazer as etapas do relatório de forma muito mais rápida dentro da macro (veja artigo: 5 Dicas Para Você se Sair Bem em uma Entrevista Quando Excel é Pré-requisito) e reduzir tempo na execução do relatório.

 

4) Controlar Custos

Você vai conseguir controlar todos os custos da área que você trabalha e muito mais, é possível controlar todos os custos que estão envolvidos dentro da empresa.

 

5) É uma Necessidade nas Entrevistas de Emprego

Saber Excel faz toda a diferença em qualquer entrevista de emprego. Dominando Excel você vai se diferenciar:

  • Dos concorrentes na disputa de uma vaga de emprego
  • Dos seus colegas de trabalho que não conhecem Excel
  • E ser bem visto, pois vai saber tudo o que acontece com a sua área.

 

6) Tomar Decisões com Muito mais Precisão

Além de ajudá-lo na tomada de decisões é uma ferramenta que como disse vai te ajudar a controlar todos os custos de qualquer lugar dentro da sua empresa.

 

7) Desenvolver Cenários Futuros

Com o Excel você vai poder desenvolver e analisar cenários futuros. É possível fazer projeções futuras com base nos dados e na construção de gráficos para auxiliar nessas análises.

 

Clique nessa Imagem Abaixo e Conheça a PROMOÇÃO desse Curso

 

Leia também:

5 Dicas para Você se Sair Bem em uma Entrevista quando Excel é Pré-requisito

 

 

 

Espero ter te ajudado.

 

PS.: Se você tem alguma pergunta escreva para luchezzi@luchezzi.com

 

 

Um Grande Abraço

Força, fé, coragem, perseverança, amor, disciplina, atitude e otimismo!

Celso Luchezzi