O Poder do Perdão: Liberdade e Sabedoria

Em princípio ao invés de trabalhar a definição de perdão, prefiro falar um pouco sobre a minha experiência de vida com o perdão, isto é para mim o perdão é:

Com efeito, essas são algumas características que o perdão trouxe para minha vida e que ao trabalhá-lo só me fez bem e me trouxe paz de espírito.

Em outras palavras, estou dizendo que em nenhum momento quero me comparar aos grandes mestres espirituais que através do perdão nos ensinam com seus exemplos.

Nesse sentido minha experiência é de um ser humano comum, que sofreu abusos na minha infância, porém para crescer tive que trabalhar o perdão pessoal.

Ao mesmo tempo trabalhei muito meu autodesenvolvimento, consegui perdoar e superar as dores dos abusos.

Quando descobri que fui abusado senti muita raiva das pessoas que me maltrataram e essa raiva ficou dentro de mim por muito tempo.

Um detalhe!

Conforme conto no meu livro Despertar da Consciência: uma história de amor e superação, “coloquei todas as coisas ruins dentro da minha caixa de pandora e escondi a chave de mim mesmo”, escondi dentro da minha caixa de pandora os abusos que sofri por muitos anos, porém indo mais a fundo, dentro de mim tinha muita raiva.

Principalmente uma parte dessa raiva era de mim mesmo, porque quando tomei conhecimento do que aconteceu comigo, fiquei perdido e ao mesmo tempo sentia raiva e culpa, pois acredita que tinha facilitado as coisas.

É claro que essa raiva era inconsciente, sobretudo não percebia isso.

É interessante dizer que várias pessoas que cuidei, cuido, ajudei e ajudo a superarem as dores do abuso também tinham esse mesmo sentimento de raiva delas.

Fiz essa introdução apenas para exemplificar que existia uma raiva, mágoa, trauma, ou seja, existia um sentimento negativo dentro de mim que me impedia te perdoar e nem sequer pensava em trabalhar o perdão.

Uma coisa que preciso deixar bem claro é que o perdão não é uma atitude de benevolência com as pessoas que te fazem mal. O perdão é uma atitude de inteligência, liberdade e sabedoria para com você.

 

Os erros

Três erros no que diz respeito ao perdão:

Erro 1:

Acreditar que ao perdoar as pessoas que te fizeram mal você será um ser iluminado. Como ser humano acredito que conseguiremos perdoar, porém não como os grandes mestres espirituais, mas sim como seres mortais que estamos aqui para aprender e evoluir.

 Erro 2:

Acreditar que devo perdoar o outro em primeiro lugar.

Erro 3:

Acreditar que fazer uma oração de perdão já me perdoei e perdoei quem me fez mal.

 

O que as pessoas precisam entender é que o perdão não é para o outro e sim para você.

 

Níveis de perdão

  • Se perdoar:

Todavia você precisa se perdoar pelas coisas negativas que aconteceram em sua vida, pois tudo é aprendizado.

Sendo assim, podemos aprender com os fatos negativos ou podemos ficar reclamando, pois é tudo uma questão de escolha.

Afinal o tempo que você escolhe reclamar é o mesmo tempo que você tem para aprender e crescer com o fato negativo.

  • Perdoar o outro

Sobretudo quando conseguir se perdoar é que conseguirá perdoar quem te magoou.

Posteriormente ao se perdoar você passa a se respeitar, ter amor-próprio, se amar, se desenvolver, aumenta sua autoestima e autoconfiança, se valoriza e se supera.

Somente depois de se perdoar é que conseguirá perdoar quem te fez mal, por consequencia só consegue dar para alguém o que você tem dentro.

  • Pedir perdão

Como ser humano, acredito que é legal reconhecer que erramos. Mesmo com a melhor intenção podemos cometer equívocos que nos levam a errar, e sem querer, magoamos alguém.

Porém nem sempre sabemos quem magoamos.

Por isso, acredito que é legal pedirmos perdão a todas as pessoas que magoamos, mesmo sem querer em nossas orações.

 

O que é preciso para perdoar?

Para perdoar você vai precisar trabalhar dentro de você.

Pode ser que você faça algumas orações e que consiga perdoar.

O fato é que para chegar a esse nível você trabalhou uma série de estados mentais (ou crenças) negativos e os ressignificou em algum outro momento de sua vida.

Como disse e repito, a sabedoria do perdão está em primeiro lugar em se perdoar, ou seja, trabalhar o perdão para si mesmo.

Somente depois que você se perdoar é que você conseguirá perdoar os outros.

Se você acha que foi injustiçado e não aceita o que aconteceu de ruim em sua vida, saiba que essa atitude é uma escolha sua e que isso não vai te levar a lugar nenhum.

Somente quando entendi que tudo que aconteceu em minha vida, pude olhar que todas as dificuldades me fizeram sair da zona de conforto e me forçou a me desenvolver e isso me ajudou a crescer e ser uma pessoa realizada e feliz.

 

Concluindo

O perdão é mágico porque é libertador no sentido mais amplo da palavra liberdade. Ao conseguir perdoar passei a me sentir mais leve e entender que tudo me fez crescer.

Você só crescerá quando aprender a olhar os seus sofrimentos e suas dores com outros olhos, sem autopiedade, sem mimimi.

Olhe para o seu passado e veja que ele te trouxe até aqui e pode te levar ainda muito mais longe, basta você se permitir olhar para ele e aprender e ressignificar as suas dores.

Jamais desista de você.

Eu acredito em você.

Você é mais FORTE do que imagina.

Quer aprender superar os obstáculos da sua vida com sabedoria e ser uma pessoa segura?

Se infelizmente sofreu com abuso, entre em contato entre em contato 11 9 91378894, eu sei como te ajudar, pois já passei por isso. Marque uma sessão gratuita comigo.

 

É isso aí!

Um GRANDE abraço!

Força, fé, coragem, perseverança, amor, disciplina, atitude e muito otimismo

 

 

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter

Posts Relacionados

Celso Luchezzi
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.