[social_warfare]

Tudo bem!

Nesse artigo, estarei falando sobre os 10 mandamentos que criei para se fazer uma boa Gestão de Estoques

10-mandamentos

1) Reduzir a área de armazenamento. Quanto maior a área de armazenagem, mais custos, em uma fábrica menos área para produzir e em um comércio menos área para exposição de produtos e vendas.

Foto 2

2) Aumentar o giro de estoque. Quanto maior o giro de estoques, significa que melhor você estará administrando sua previsão de vendas, faturamento e ao mesmo tempo toda sua operação.

Fórmula 1

Obs.: Leia artigo: “Giro de Estoque: Um Indicador Eficiente”

https://luchezzi.com/giro-de-estoque-um-indicador-eficiente/

3)  Evitar estocar materiais desnecessários, ou seja, manter um alinhamento na compra de materiais (matéria prima nas indústrias e no comércio produtos a serem vendidos). Manter um equilíbrio nas compras desses materiais e acompanhar a evolução das vendas.

desorganizado

4) Fazer uma classificação ABC dos materiais, e ao mesmo tempo acompanhar a evolução de consumo e vendas desses materiais e fazer a reposição dos estoques. Itens A acompanhamento constante, diariamente (por exemplo), itens B ter um intervalo um pouco maior que os itens A dia sim dia não (por exemplo) e os itens C, com um intervalo maior que os itens A e B.

Foto 1

Obs.: Para mais detalhes leia o artigo: “Saiba Como Fazer Uma Análise Eficiente Para Planejar e Reduzir Estoques”

https://luchezzi.com/analise-para-planejar-e-reduzir-estoques/

5)  Acompanhar os Níveis de Serviço (Service Level) junto com o faturamento. Os dois vem estar de acordo com o que a sua empresa definiu que irá trabalhar.

nivel-de-servico

Clique no botão abaixo para fazer o download GRATUITAMENTE desse artigo e receber as atualizações do blog!

[sf_button colour=”accent” type=”standard” size=”standard” link=”http://treinamentos.luchezzi.com/os-10-mandamentos-da-gestao-de-estoques” target=”_blank” icon=”sf-icon-download” dropshadow=”no” rounded=”no” extraclass=””]Quero receber![/sf_button]

6) Planejar corretamente a substituição de um produto novo por um produto que está sendo vendido para que não fique material e nem produto do item que está sendo substituído no estoque.

Above view of business team sitting around table and working

7) Atualizar as listas de materiais. As listas de materiais devem estar sempre atualizadas para que seja evitado: a compra de um item errado, a compra de material a menos e a compra de material a mais.

lista

8)  Criar um indicador que avalie os custos de armazenagem, para que você veja o quanto está gastando com armazenagem.
indicador

 

9)  Desenvolver um processo para geração da Previsão de Vendas. O mais importante é que os envolvidos conheçam as necessidades dos clientes e todos falem a mesma linguagem.

processo

10)  Definir quem irá colocar o percentual de reserva (ou gordura) na Previsão de Vendas. É importante, para evitar que os setores internos coloquem cada um uma porcentagem a mais no intuito de atender o cliente e evitar a perdas de vendas. A intenção é excelente, mas se cada um colocar sua “gordura”, isso provocará um excesso de material e como consequência aumento nos custos de estoque e também de armazenagem.

vendas-7

Clique no botão abaixo para fazer o download GRATUITAMENTE desse artigo e receber as atualizações do blog!

[sf_button colour=”accent” type=”standard” size=”standard” link=”http://treinamentos.luchezzi.com/os-10-mandamentos-da-gestao-de-estoques” target=”_blank” icon=”sf-icon-download” dropshadow=”no” rounded=”no” extraclass=””]Quero receber![/sf_button]

 

Para Ficar por Dentro das Novidades!

Clique Aqui e se inscreva no meu canal no YouTube

Curta minha Fan Page no Facebook 

Se inscreva no Grupo: Gestão de Estoques, PCP, Logística e SCM no Facebook

 

Se tiver alguma sugestão para novos temas envie um email para luchezzi@luchezzi.com terei o maior prazer em escrever para você.

 

 

Força, Fé, Coragem, Perseverança, Amor, Disciplina, Atitude e Otimismo

Celso Luchezzi