Olá!
Tudo bem?
Muitas vezes me perguntei:
Como superar os NÃOS que recebo em minha vida e ainda ser feliz?
Essa pergunta esteve na minha cabeça por muitos anos e quando comecei a dar mentorias, um dos grandes desafios foi mostrar para meus mentorados que para vencer na vida é preciso se superar, ou seja, trabalhar a superação para se vencer e ao se vencer estaremos vencendo as adversidades da vida, assim como os NÃOs que recebemos.
A superação vem de enfrentar situações como:
– Perder um emprego
– Perder uma pessoa querida
– Não ser correspondido no amor
– Não ser aprovado em um exame
– Não ser aprovado em uma entrevista de emprego, entre uma série de outras situações que acontecem na nossa vida, que nos mostram onde podemos trabalhar, vencer as adversidades da vida com a superação.
Ser feliz quando as coisas estão bem é muito fácil, não é mesmo?
Mas o desafio é ser feliz quando as coisas não estão tão boas assim. São nesses momentos que entra a superação.
Em outras palavras é nessa hora que você precisará buscar a força interna e mostrar para você mesmo que você consegue e trabalhar a superação e se autodesenvolver.
Do mesmo modo que para evoluirmos no nosso desenvolvimento pessoal, precisamos trabalhar a superação no nosso dia a dia.
O autodesenvolvimento ou desenvolvimento pessoal vem de aprender a lidar com:
- Os nãos
- As frustrações
- As rejeições e muitas delas vem de nós mesmos nos rejeitarmos, e aí entra a coragem de identificar e trabalhar para ressignificar essa dor
- Os nossos traumas
- A raiva
Essas situações da vida nos levam a superação de nos desafiar e aprender com essas adversidades, mesmo porque nem tudo serão flores e mesmo se tudo fosse flores, em algum momento perderia graça. Porque o gostoso da vida é olhar para as dificuldades e aprender a ressignificar.
Em outras palavras vamos trabalhar a superação em 5 pontos. São eles:
1) Frustração: uma forma de entender a frustração é enfrentar a vida simplesmente como ela é e não como gostaríamos que fosse. Quanto mais cedo na vida, você aprender a lidar com as frustrações que acontecem, melhor será para você. Nem tudo o que acontece na sua vida, será exatamente do jeito que você quer ou do jeito que você sonha. As coisas acontecem do jeito que tem que acontecer.
Nessa linha de pensamento, o pobre de espírito vai pensar que as coisas nunca acontecem do jeito que ele quer. Agora, os ricos de espírito vão olhar para as coisas que não aconteceram do jeito que eles queriam, ou seja, suas frustrações e irão procurar tirar o maior proveito possível e aprender com o ocorrido. Esse é um bom modelo de superação que podemos aprender.
2) Rejeição: ouvir um NÃO quando criança nem sempre era simples, ainda mais quando você queria algo e seus pais não te davam por algum motivo. Naquele momento, faltava maturidade para entender e isso vem com o tempo. Muitas vezes somos rejeitados por nós mesmos, com os nossos pensamentos.
A superação vem de entender que o NÃO faz parte da vida. Encarar o NÃO como uma rejeição é mesmo que regar uma erva daninha dentro de você, em outras palavras, é ficar com mimimi.
Toda vez que ouvir um NÃO e se sentir rejeitado, se pergunte:
– Eu quero regar essa erva daninha?
– Eu quero ficar com mimimi?
Agora, diga para você:
NÃO eu NÃO quero regar essa erva daninha e muito menos ficar com mimimi, eu quero regar a semento do amor, da gratidão, da superação e aprender que o NÃO faz parte da vida e olhar para o lado bom da vida.
3) Medo: se você for ficar com medo de fazer qualquer coisa por causa de que não quer:
– Ouvir um NÃO
– Não quer ser rejeitado
– Que as pessoas falem mal de você
Lamento de dizer, mas você acabará deixando de viver o presente, em outras palavras, deixará de viver a sua vida, pior deixará de fazer uma série de coisas.
Uma dica que posso te dar é: encare seus medos com respeito e aprenda a ressignificá-los. Veja e aprenda com seus medos, pois eles te trazem pontos de observação para olhá-los com mais calma e carinho.
A superação vem do trabalho com os seus medos, pois os seus medos te mostram onde você precisa atuar.
4) Traumas: toda vez que você ouve um NÃO ou se depara com uma situação que foi marcada por uma dor ou quando ouve alguma coisa e fica incomodado(a), ou com raiva, ou chateado(a), ou magoado(o) essas características podem ser alguns sinais de que ali tem uma marca ou um trauma que aconteceu na sua vida.
Para mim são sinais de que o mundo está te dando para você trabalhar, pois isso te traz um desconforto.
A superação está em você trabalhar e ressignificar os traumas e aprender com eles, mesmo porque todas as respostas estão dentro de nós. E todas as vezes que temos esses sentimentos amargos, temos a oportunidade de melhorarmos, mas para isso precisamos aprender a dizer NÃO para as coisas ruins que aconteceram em nossas vidas e olharmos para as coisas positivas.
5) Raiva: o último ponto, mas não menos importante. Acredito que a raiva aparece porque temos assuntos que ainda não resolvemos, isso significa dizer que precisamos trabalhá-los dentro de nós, pois como ainda não estão resolvidos eles aparecem em momentos específicos.
Costumo dizer para os meus mentorados que quando estiver com raiva, sinta que ela passará. Porque tem sempre aquele sábio que diz assim:
– “Não fique com raiva”, não é mesmo?
Essa pessoa perdeu a grande oportunidade de ficar calado(a), pois se fosse sábio(a) ficaria calado(a) e respeitaria a raiva da outra pessoa.
Muitas vezes a superação da raiva de uma pessoa é a de apenas falar e ser ouvido(a), sem que ninguém faça qualquer tipo de comentário.
A raiva passa.
Aqui não estou falando daquela raiva que você sentiu porque seu time de futebol perdeu.
Estou falando de um sentimento profundo, como por exemplo o sentimento de raiva das pessoas que te maltratam. Um outro exemplo muito comum de pessoas que mentoro é o sentimento de raiva de terem sido abusadas.
Esse tipo de raiva precisa ser tratado com cuidado, atenção e carinho, para que a pessoa que sofre por causa dessa dor, nem sempre ela sabe e a grande maioria das pessoas escondem essa dor delas mesmas.
Porém isso não significa que não somos capazes de melhorarmos e eliminarmos esse sentimento de raiva que está dentro de nós, pelo contrário, somos capazes de ressignificar trabalhando a superação.
Somos filhos do Criador.
Somos protagonistas das nossas vidas, nós quem criamos a nossa realidade.
Tudo que precisamos está dentro de nós e em nossas mãos.
Se você não consegue se superar, busque ajuda com outras pessoas, busque um mentor que possa te orientar.
A superação está em fazer isso, pois você dará um passo simples, porém muito importante, porque você:
- Passará a acreditar cada vez mais que é filho do Criador, pois ele está dentro de você.
- Dará um passo para criar uma nova realidade.
Superação vem depois que começar a trabalhar em você, pois o universo fará a sua parte, mas antes você precisa dar o primeiro passo.
Acredite, o universo é maravilhoso.
O universo sempre trabalha a nosso favor.
Espero do fundo do meu coração que eu tenha contribuído contigo.
Eu acredito em você.
Você é mais FORTE do que imagina.
Quer aprender superar os obstáculos da sua vida com sabedoria e ser uma pessoa com autoestima elevada, autoconfiante, ressignificar seus medos, traumas, frustrações e ter uma vida feliz e próspera?
Entre em contato 11 9 91378894, eu sei como te ajudar e marque uma sessão gratuita comigo.
É isso aí!
Um GRANDE abraço!
Força, fé, coragem, perseverança, amor, disciplina, atitude e muito otimismo
#confiança #autoconfiança #independenciaemocional #ansiedade #autodesenvolvimento #autoconhecimento #autoestima #coragem #força #fé #autoajuda #motivacional #motivação #venceromedo #tomardecisões #amorproprio #despertardaconciencia #sevalorize #dependenciaemocional #disciplina #atitude #otimismo #perseverança #autoestimafeminina #eliminarpensamentosnegativos #pensamentospositivos #superação #superarosmedos #enfrentarosmedos #lidarcomosmedos #amorproprio #servalorizado